Quando e por que seu carro precisa de manutenções?

Você sabe quais são as manutenções que você não pode esquecer de fazer no seu automóvel? Se você não tem a mínima ideia, certamente corre o risco de ficar na mão, ou melhor, a pé!

Autor do Post

Autus

Postado em

09 de Julho de 2023

Imagem principal do artigo

Você sabe quais são as manutenções que você não pode esquecer de fazer no seu automóvel? Se você não tem a mínima ideia, certamente corre o risco de ficar na mão, ou melhor, a pé! Seu veículo é uma máquina e, como tal, precisa de manutenções, ao longo do tempo, para manter-se operante e eficiente. Por isso, tão importante quanto encher o tanque e manter o carro limpo, é ficar de olho nas revisões.

5 momentos fundamentais para o seu carro

A primeira regra para quem possui um carro é ter atenção redobrada com as manutenções. Afinal, elas são importantíssimas para manter o veículo em boas condições. Não importa se você pretende ficar muito tempo com ele, ou esteja pensando na venda do automóvel.

Os cinco momentos fundamentais para o seu carro contemplam não apenas a revisão periódica, como também alguns cuidados especiais. Além disso, independentemente dessas manutenções, é muito importante que o motorista sinta e, principalmente, ouça o seu carro.

Assim, ao perceber qualquer ruído diferente, deve procurar imediatamente uma oficina para entender o que está acontecendo. Muitas vezes, embora fora do período de manutenção, o cliente suspeita de problemas devido a um barulho anormal. Pode ser, inclusive, uma questão simples, mas que pode evitar imprevistos maiores no futuro.

As manutenções feitas durante a revisão periódica

Este é o primeiro e mais importante dos momentos fundamentais. A rigor, a revisão periódica nada mais é do que uma manutenção preventiva. Dessa maneira, realizar esse procedimento, obedecendo aos prazos indicados no manual da montadora, é uma forma de economizar dinheiro. De fato, as revisões programadas antecipam quaisquer problemas que possam surgir.

A maioria dos proprietários de veículos sabe que este é um procedimento imprescindível. Todo carro precisa passar por uma revisão a cada 10 mil km, ou a cada ano. É, portanto, imprescindível para manter a garantia de fábrica, o bom desempenho e a segurança, na hora da direção.

É nessa revisão que são detectados problemas mecânicos, assim como são trocadas peças que sofreram alguma avaria durante o uso. Nesse sentido, é também o momento em que os técnicos conseguem entender se alguma outra manutenção específica precisa ser feita.

Manutenções além da revisão periódica

Por certo, mais um cuidado importante é a realização de alinhamento e balanceamento do automóvel, que é outro momento destaque. A cada 10 mil km ou, sobretudo, sempre que ocorrer alguma vibração no volante, ela deve ser agendada. Logo, se o condutor percebe a direção puxando para algum lado, é sinal de que o carro precisa ser alinhado.

Alinhar e balancear o veículo promovem não apenas mais segurança, como também previnem o desgaste dos pneus. O balanceamento do automóvel garante, antes de mais nada, que as rodas girem sem vibrações. Por outro lado, o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas.

Esse cuidado é essencial para evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

Últimos itens da lista de manutenções

Ainda existem mais 3 momentos críticos envolvendo manutenções veiculares. O primeiro consiste em conferir o líquido de arrefecimento, ou seja, a "água do radiador". Esse reservatório é transparente, inclusive para facilitar a visualização. Entretanto, deve-se fazer a inspeção somente com o veículo frio, nunca com o motor ligado ou recém desligado.

Em segundo lugar, vem a técnica do 10 ou 10. A propósito, é uma dica para usar sempre que substituir um combustível, seja etanol ou gasolina.  Em outras palavras, nesses casos, o carro deve andar por 10 km ou ser mantido funcionando por 10 minutos. E, por último, mas não mais importante, deve-se realizar a limpeza do ar condicionado a cada 10 mil km.

Com essas manutenções, ficar na mão não é uma opção!

E lembre-se: ao fazer as manutenções, conte com a equipe de oficina da Autus Chevrolet!