Entrou água no motor do carro? Veja o que fazer

A entrada de água no motor pode acarretar severos danos ao veículo. É importante ressaltar que as consequências dessa situação dependem, inclusive, das condições de manutenção.

Autor do Post

Autus Chevrolet

Postado em

23 de Março de 2023

Imagem principal do artigo

Verão é sinônimo de clima quente, férias, divertimento e muitas viagens. Mas, por outro lado, é a estação das chuvas rápidas e violentas. Consequentemente, é também um período de risco de enchentes e grandes enxurradas. E, nesse sentido, é necessário muito cuidado com o veículo, ao enfrentar tempestades e alagamentos. O maior perigo, nesse caso, é o Calço Hidráulico, ou seja, a entrada de água no motor. É importante ressaltar que as consequências dessa situação dependem, inclusive, das condições de manutenção do veículo.

Alagamentos são comuns no verão

Antes de mais nada, nos primeiros meses do ano, sempre devemos estar preparados para surpresas desagradáveis provocadas pelas chuvas. Portanto, é interessante acompanhar as previsões do tempo, ao transitar por lugares que costumam alagar ou onde ocorrem fortes enxurradas. Da mesma maneira, devemos nos preparar, ao viajar para cidades e regiões com histórico de enchentes, nesse período.

Tudo isso porque, na verdade, o mais seguro para o seu carro é evitar os trechos alagados, sempre que puder. Infelizmente, nem sempre isso é possível. Assim, caso você tenha enfrentado uma enchente, com a água subindo acima dos limites seguros, pode enfrentar danos no veículo.

O Calço Hidráulico, por exemplo, é um problema que acontece quando entra água no motor, através do filtro de ar. Entretanto, é preciso consultar um profissional para saber se o sistema de admissão foi atingido.

Água no motor pode se tornar um problema muito sério

Algumas avarias causadas pela entrada da água no carro podem acontecer no momento e desaparecer depois de algum tempo. No entanto, quando entra água no motor, o líquido penetra na câmara de combustão. Logo, pode gerar, não apenas apagamento do motor, mas também danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim. 

Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível. O calço hidráulico, então, impede a compressão total do pistão, diminuindo o espaço disponível para que a peça trabalhe.

Desse modo, depois de um alagamento, podem ocorrer severos danos ao motor, pois os pistões passam a comprimir água. Como resultado, há uma quebra na biela, que afeta o movimento do virabrequim e, em seguida, o sistema trava.

O que acontece quando entra água no motor do carro?

Forçar a passagem por vias alagadas, além de colocar em risco sua vida, pode danificar seriamente seu carro. Com efeito, a entrada de água no motor fará com que o veículo pare de funcionar imediatamente. E, ainda, se o motor estiver em alta rotação, provavelmente terá danos irreversíveis.

A entrada da água no motor se dá pela passagem do líquido pela câmara de combustão. Em seguida, pode atingir um ou mais cilindros, principalmente, se o carro estiver em alta velocidade. Assim, a força do empuxo pode dobrar as hastes do pistão, de tal forma a danificar profundamente o motor.

Outra possibilidade é a entrada da água no óleo do motor, o que pode ser extremamente prejudicial. Nesse caso, a água pode causar problemas nos cilindros, danificar os rolamentos do virabrequim e rachar o bloco do motor.

Providências para resolver o problema de água no motor

Para evitar passar por esse desconforto, é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, na borda de uma grande poça, deve-se observar os carros que já estão na água. Se ela estiver na altura da metade das rodas, o melhor é desistir da travessia. Procure encostar em um lugar longe de bueiros e esperar.

Porém, se você passou por um alagamento, podem ter ocorrido duas opções: o carro continuou funcionando ou o carro morreu. Seja como for, em primeiro lugar, leve o carro a uma oficina mecânica, para saber do seu estado. Na maioria das situações, os carros podem ser recuperados, mas, muitas vezes, o custo é bastante alto. Então, é importante também contatar a seguradora e relatar o sinistro.

Contudo, o mais importante é a confiança que você deve ter em relação a quem você entrega o seu veículo. Conheça as opções e leve seu carro a quem tem experiência, credibilidade e eficiência.

Seja bem-vindo à Autus Chevrolet Peças e Acessórios!