Comprar um carro com o valor de uma entrada? Faça um consórcio!

Alguma vez na vida você já passou por uma situação financeira que parecia sem solução? Bem como já perdeu oportunidades por não ter um veículo de trabalho? Ou ainda, pagou uma série de prestações de financiamento do seu carro e, mesmo assim, teve que devolvê-lo, por inadimplência? Pois então, o tempo passa, o mundo gira, as coisas mudam, e o que era impossível começa a acontecer. Com a cabeça fria, é possível avaliar as possibilidades e fazer um planejamento financeiro. Nesse sentido, a ordem agora, para você, é: faça um consórcio!

Autor do Post

Autus

Postado em

03 de Julho de 2023

Imagem principal do artigo

 

Alguma vez na vida você já passou por uma situação financeira que parecia sem solução? Bem como já perdeu oportunidades por não ter um veículo de trabalho? Ou ainda, pagou uma série de prestações de financiamento do seu carro e, mesmo assim, teve que devolvê-lo, por inadimplência? Pois então, o tempo passa, o mundo gira, as coisas mudam, e o que era impossível começa a acontecer. Com a cabeça fria, é possível avaliar as possibilidades e fazer um planejamento financeiro. Nesse sentido, a ordem agora, para você, é: faça um consórcio!

 

Construindo um novo roteiro de vida com um consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra de carro, que se constitui em uma alternativa ao financiamento. A diferença é que você faz a compra parcelada, mas paga o preço real de mercado, sem juros. Trata-se de um produto financeiro para aquisição de bens de alto valor, como é o caso dos veículos.

Entretanto, no consórcio, o bem não é adquirido imediatamente, pois representa uma compra programada. Dessa maneira, o participante somente terá acesso ao crédito, ao ser contemplado por uma das formas disponíveis.

O consórcio é, na verdade, uma compra coletiva, com prazo determinado para que todos do grupo recebam o seu crédito. A contemplação acontece mensalmente, não apenas por sorteio, mas também por lance. Ou seja, com um lance no valor de uma entrada de financiamento, você pode retirar o seu carro.

Faça um consórcio com segurança

Apesar do consórcio ser uma excelente maneira de adquirir um veículo, parcelado e sem juros, alguns cuidados são necessários. A principal recomendação, antes de mais nada, é escolher uma boa administradora, idônea e com experiência. O consórcio é regulamentado por lei no Brasil, de tal forma que as empresas precisam ser autorizadas pelo Banco Central.  Em outras palavras, para ofertar esse serviço, a administradora deve estar habilitada.

Além disso, é preciso estar atento às regras do grupo e às assembleias. O contrato, por exemplo, deve ser objeto de muito estudo e atenção. Portanto, antes de assinar, certifique-se de estar por dentro de todas as informações e cláusulas. Em resumo, faça um consórcio, mas tire todas as possíveis dúvidas antes de fechar o negócio.

Na sequência deste artigo, inclusive, você acompanha as principais questões sobre o consórcio, com todas as respostas que você procura.

Faça um consórcio depois de tirar todas as suas dúvidas

Para começar, as parcelas mensais de um consórcio são calculadas com base no valor do veículo escolhido pelo plano.  Do mesmo modo, são reajustadas conforme as alterações nos preços dos carros divulgados pelas montadoras. Os boletos de pagamento e o extrato da cota são enviados mensalmente aos clientes, garantindo, assim, o acompanhamento pelos consorciados.

Confira, logo abaixo, mais algumas perguntas e respostas comuns aos interessados em fazer um consórcio.

O que é contemplação?

Contemplação é o momento em que o cliente ganha o direito de utilizar o crédito para comprar o seu carro. As contemplações ocorrem nas assembleias mensais, desde que os consorciados que estejam em dia com suas prestações. 

Quais as formas de contemplação no consórcio?

As contemplações podem ocorrer de duas formas, tanto por sorteio, quanto por lance. No lance, aliás, é considerado vencedor o consorciado que oferecer o maior percentual em relação ao valor do bem.

Após a contemplação, qual o prazo para efetuar a utilização do crédito?

Na verdade, não existe prazo para a utilização da carta de crédito do consórcio.

E se o cliente não quiser ser contemplado agora?

Caso o consorciado não queira ser contemplado, poderá, então, solicitar sua exclusão dos sorteios.

Pode ser adquirido um carro de valor diferente da carta de crédito?

Sim. Para valor menor, a diferença será utilizada com o objetivo de amortizar o saldo devedor da cota. Ao contrário, se o valor for superior, o pagamento da diferença deverá ser realizado diretamente ao responsável pelo veículo.

Em caso de desistência do consórcio, como é feito o recebimento dos valores pagos?

Conforme regulamentação do Banco Central do Brasil, os desistentes, quando sorteados, terão direito à restituição dos valores pagos. Além disso, os valores serão acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros, descontada a Taxa de Administração.

Faça um consórcio da Autus Chevrolet

Um dos principais fatores a serem observados ao adquirir um consórcio, é a idoneidade da administradora. Acima de tudo, é preciso conhecer quais são os benefícios que você terá, ao se tornar um consorciado. Por isso, confira, antes de mais nada, as vantagens do Consórcio Nacional Chevrolet AUTUS, além do total suporte da concessionaria:

 

·       Ausência de taxa de adesão;

·       Segurança e credibilidade da marca Chevrolet;

·       Veículos com até 10 anos de uso;

·       Total suporte, mesmo após a contemplação;

·       Primeira parcela em até 2x no cartão;

·       Contemplação de até 10 clientes por grupo;

·       Compra não limitada à marca.

 

Faça um consórcio com a Autus, fique seguro e construa um novo roteiro para a sua vida!